80% dos Paraibanos já experimentaram drogas !!!

Cerca de 80% dos paraibanos, a partir dos 12 anos de idade, já provaram algum tipo de droga. Além disso, algo em torno de 12% da população são usuários de álcool. Para diminuir esses índices, que também correspondem à média brasileira, a coordenação do Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas (Capes-AD), ligada ao Núcleo de Saúde Mental da Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba (SES), está desenvolvendo ações de treinamento junto aos profissionais do Programa de Saúde da Família (PSFs) na Grande João Pessoa, como forma de otimizar o atendimento e encaminhamento dos dependentes químicos ao tratamento.

A VII Semana Nacional Contra Drogas é comemorada sempre de 19 a 26 de junho. Como este período compreende os festejos juninos no Nordeste, a coordenação do evento resolveu antecipar as ações para os dais 13 a 17 de junho. 

Dados do Capes sobre o perfil dos usuários paraibanos apontam que 26% daquelas pessoas atendidas pelo Centro têm de 10 a 19 anos; 48% estão na faixa etária de 20 a 39 anos; 21% têm entre 40 e 59 anos; e 3% são aqueles que possuem 60 anos ou mais. Com relação à situação trabalhista, as estatísticas impressionam. Aproximadamente 70% dos usuários são pessoas desempregadas e 30% estão empregados (porém, incluindo-se aí os trabalhadores informais). Ainda segundo esses dados, 63% das pessoas atendidas são homens e 37% são mulheres. Com relação ao tipo de drogas, 31% dos que procuram ajuda são dependentes de múltiplas drogas, contra 30% daqueles ligados apenas ao álcool. Os consumidores de maconha chegam a 19%; tabagistas são em torno de 8%; usuários de solventes correspondem a 1%; de sedativos também é 1%; além de 1% de usuários consumidores de alucinógenos e opiáceos.

Segundo Frederico Almeida, algumas características ocorridas em conjunto, ou de forma constante, podem ser indícios de que um jovem esteja fazendo uso de algum tipo de substância psicoativa. Portanto, os pais devem ficar atentos especialmente a queda no rendimento escolar do filho, troca de grupos de amigos de forma repentina e freqüente, ou ainda olhos vermelhos."É bom advertir aos pais que eles devem procurar ajuda de especialista quando descobrirem que o filho está sendo usuário ou dependente de algum tipo de droga. Os pais nunca devem agir por conta própria", ressalta o psicólogo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DICAS DE PREVENÇÃO AS DROGAS!!!

II Fórum de Controle da Dependência Química da cidade de Campina Grande – PB.

PROMOVENDO DIGNIDADE !