Cumprimento e boas maneiras, para que servem?

Bom dia, cumprimento simples, mas eficaz e duradouro, que dá sentido ao cotidiano e o torna especial, além de gerar energia positiva para enfrentá-lo. Entretanto, a cada dia esse cumprimento vai se tornando moeda rara e, para alguns, até desinteressante, ultrapassado e"cafona"; item desnecessário para o viver, como também são, para alguns, o aperto de mão e o abraço, afora outras raridades, como benção ao pai, com licença, por favor, desculpa, obrigado e volte sempre.

Mas, afinal, para que servem o bom dia, o aperto de mão, o abraço e os demais? Na verdade não têm eles uma meta finalística, um objetivo final. Nascem do caminho natural de manter vínculos e da necessidade de conferir códigos e símbolos à vida humana. Como elementos cotidianos, sinalizam as nossas relações e devem estar associados às nossas exigências de sociabilidade e comunicação,para continuarmos a ser humanos e gentis, educados e brandos, em um ambiente de decência e respeito.

É algo que se aprende, que se cultua; é algo inerentemente humano, e bom! A criança que não escuta nem vê pessoas se cumprimentando não aprendem a fazê-los ou a desejá-los, ou a reproduzi-los, porque não enxerga neles valor. Se não são demonstradas a ela formas de respeito às pessoas, tende a ser desrespeitosa, grossa, arrogante, sem limite e invasiva. Socialmente estará à margem das relações sociais e, possivelmente, terá muitos problemas de relacionamento, precisará de ajuda e tratamento especializado, porque não aprendeu preceitos simples.

Dessa criança nada se pode cobrar acerca disso e de outras formas de alimentar convívios, porque esses cumprimentos e formas de tratamento não lhes foram mostrados ou apresentados como importantes. Logo, não integram  aquele tesouro de aprendizados, de boas maneiras e de civilidade de que precisa ela e nós.

Atentar a essa questão é fundamental, especialmente no momento demarcado, muito claramente, pelas perdas de vínculos e dos valores humanos que margeam as relações sociais, materializadas em excesso e sintetizadas em interesses objetados.

Finalmente, se só temos tempo para nós enquanto "um eu" solitário e se cumprimentar o outro não mais é necessário, salvo em situação de fechamento de negócios, cujo lucro é monetário, o que mais nos resta? Cabe-nos pensar!

Para pensar...

Não há nada melhor do que um bom dia, um aperto de mão e um abraço para dar sentido ao começo das manhãs, especialmente quando temos problemas a resolver ou uma vitória para comemorar.

Se você é uma pessoa que cumprimenta com bom dia, que abraça o corpo e aperta a mão de um outro, sua vida tende a ser mais socializada e significativa, para você e para aqueles ao seu redor. Seu calor contagiosa e seu riso tende também a estar presente. Estar ao seu lado e vê-lo é sinônimo de prazer e descontração, pois você brinda os outros com seu estímulo, com sua energia e pulsação.

Entretanto, se você é uma daquelas pessoas que se nega a essa prática, recomeçe o seu dia, pois ele tem tudo para dar errado e contagiar às avessas o dia dos outros. Seu dia pode ser uma droga, e essa ninguém deve querer.

Um excelente dia para você, um forte aperto de mãos e um grande abraço, meu irmão!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DICAS DE PREVENÇÃO AS DROGAS!!!

II Fórum de Controle da Dependência Química da cidade de Campina Grande – PB.

PROMOVENDO DIGNIDADE !